Escrevi este texto para um público jovem, alertando sobre como a prevenção é o melhor remédio para as "Doenças Crônicas não Transmissíveis", essa prevenção se adquiri com algumas mudanças no seu dia a dia.
"Alimentação Saudavel"? Agora? Sou jovem, saudável e tenho muito tempo para me preocupar com isso.
Melhor você rever os seu conceitos, você não tem esse tempo todo, dê uma olhada no que as pesquisas revelam sobre algumas doenças:
OBESIDADE: Estima-se que 27 milhões de brasileiros estejam acima do peso. Hoje, essa doença mata de forma precoce no Brasil aproximadamente 75 mil pessoas ano;
DIABETES: 10% da população estão diabéticos e outros 40 milhões de brasileiros correm o risco de adquirir a doença;
HIPERTENSÃO ARTERIAL (PRESSÃO ALTA): 15 a 20% da população é hipertensa e o pior que 30% não sabem que tem pressão alta;
ALCOÓLISMO: As bebidas alcoólicas contêm pouco ou nenhum nutriente, faz com que o corpo perca vitaminas do complexo B e vitamina C, afetando o estado nutricional das pessoas.
Você pensa que acabou? Ainda temos fatores que atrapalham nossa qualidade de vida e prejudicam nossa saúde, como:
TABAGISMO: O cigarro mata 120 mil brasileiros por ano, em 2020, 10 milhões de pessoas morrerão por causa do tabaco. Fumantes passivos têm um aumento de 20 a 70% de risco de morte por doença cardíaca, há também estresse, sedentarismo, entre outros!!!!
Qual a relação que essas doenças têm em comum, ALIMENTAÇÃO!!
Isso mesmo, com uma alimentação saudável é possível prevenir essas e outras doenças e não é tão difícil assim. Fique fora dessas estatísticas.
De uma olhada nestas dicas:
• Tenha uma alimentação variada e colorida, com isso estará ingerindo diferentes nutrientes. Inclua diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
• Consuma diariamente cereais integrais, frutas frescas, verduras, laticínios, carnes magras (retire a gordura aparente antes das preparações) e de preferência a carnes assadas, grelhadas, refogadas e cozidas.
• Modere o consumo de doces e gorduras. Se tiver vontade de comer doces, prefira consumi-los após o almoço e com moderação.
• Beba água. De 6 a 8 copos por dia.
• Não pule refeições, faça de cinco a seis refeições por dia, constituídas de café-da-manhã, almoço e jantar e 2 lanches saudáveis por dia.
• Procure carregar, opções saudáveis como frutas, barras de cereais, iogurtes desnatados. Assim, nos momentos de fome você evita beliscar alimentos não planejados.
• Controlar o consumo de sal e alimentos que contenham sal em excesso (industrializados), pois podem causar aumento da pressão arterial.
• Coma devagar, saboreie os alimentos. Isso vai lhe ajudar a sentir mais satisfação e a controlar a quantidade do alimento ingerido.
• Não faça dietas restritivas e da moda. A restrição de nutrientes dificulta a perda de peso, leva a compulsão alimentar e ainda causa mau humor.
• Pratique exercícios, no mínimo 30 minutos por dia, com orientação de um profissional.
• Evite o estresse, tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
Ame sua vida!!!
Uma boa alimentação, associada à prática de atividades físicas, além de fazer bem para saúde, previne doenças, combate o mau humor, melhora sua concentração e desempenho no dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário