Páginas

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Hipertensão

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Associa-se frequentemente a alterações, funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com 
consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares 
fatais e não fatais.




HAS tem relação direta com alimentação, a ingestão excessiva de sódio (sal) tem sido correlacionada com elevação  da PA. 
A população brasileira apresenta um padrão alimentar rico em sal, açúcar e gorduras.


Medidas preventivas não medicamentosas:

As mudanças no estilo de vida são  recomendadas na prevenção primária da HAS, notadamente nos indivíduos com PA limítrofe. Mudanças de estilo de vida reduzem a PA, bem como a mortalidade cardiovascular.
Hábitos saudáveis de vida devem ser adotados desde a infância e a adolescência, respeitando-se as características regionais, culturais, sociais e econômicas dos indivíduos. As principais recomendações não medicamentosas para prevenção primária da HAS são: alimentação saudável, consumo controlado de sódio e de álcool, ingestão de potássio e combate ao sedentarismo e ao tabagismo.

Fonte: VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão

Diminuir a ingestão de sal, é bem mais fácil do que parece, utilize temperos naturais como: ervas frescas e secas (orégano, salsa, erva-doce, salsão entre outros) em substituição ao sal,  diminua à ingestão de alimentos industrializados, pois contém alto teor de sódio, evite o sal de adição (mesa),  segue uma sugestão de uma tortinha de abobrinha, deliciosa!

Tortinhas de Abobrinha

Ingredientes

Quantidade
Massa:


Farinha de trigo
400g
Creme vegetal light
80g
Claras de ovo
2 unidades
Vinagre branco
1 colher de sopa
Leite (se necessário)

QS
Recheio:

                           
Abobrinhas verdes
4 unidades
Cebola grande
1 unidade
Alho
1 dente
Azeite
2 colheres de sopa
Tomates picados sem casca se sem semente
2 unidades
Ricota amassada
2 colheres de sopa
Nos moscada e pimenta em pó a gosto
QS
Claras de ovos
2 unidades
Óleo vegetal
QS
Leite desnatado
QS
Requeijão light sem sal
½ colher de sopa



Modo de Preparo:


Massa: 



Peneire a farinha e junte o creme vegetal com as pontas dos dedos até conseguir fazer grânulos. Bata as claras, misture-as com o vinagre e junte o granulado de farinha, mexendo bem até ficar uma massa homogênea, acrescente leite desnatado se necessário for, leve à geladeira e deixe repousar por 15 minutos

Recheio e Cobertura: 

Lave as abobrinhas, retire as tampinhas das duas extremidades e raspe a pele com uma faca. Corte-as em quatro e depois em tirinhas.
Em uma panela, coloque o azeite, o alho e a cebola, frite um pouco e logo após coloque as abobrinhas, mexa e desligue o fogo tão logo elas fiquem macias, escorra bem e deixe esfriar. Depois de fria, coloque os tomates, as claras, a ricota, a pimenta e a noz moscada. Divida a massa em 08 pedaços e forre forminhas caneladas depois de untadas c/ o óleo vegetal. Fure com um garfo o fundo de cada tortinha e por cima passe o requeijão. Depois, junte todos os recortes da massa em superfície enfarinhada e corte em tirinhas finas com a carretilha. Coloque o recheio de abobrinhas em cada torta e gradeie com as tirinhas, pincele-as com leite desnatado, salpique se quiser com páprica doce e asse em forno pré aquecido (220ºC) por vinte minutos. Sirva as tortinhas frias, de preferência.

Rendimento: 4 porções








Nenhum comentário:

Postar um comentário